
É verdade que Satanás é o mal. (Você já reparou que você não pode escrever "diabo" sem ortografia "mal"?) Ele tenta, engana, destrói, mente, assassina, etc, mas, ele não é apenas uma palavra usada pelo Espírito Santo e Seus escritores inspirado a simbolizar o mal, ele é, como Jesus e Paulo se referiu a ele, "o mal" (Mateus 6:13;. 2 Tessalonicenses 3:03, ênfase adicionada). Ele não é apenas maldade, ele é "o maligno" (1 João 3:12, ênfase acrescentada.). Ele não se limita a representar a desonestidade, "ele é um mentiroso e pai da mentira" (João 8:44).
Embora Satanás não é divindade e de forma alguma tem o infinito, atributos eternos de Deus, o diabo é tão real quanto Deus. Ou seja, o mesmo livro inspirado por Deus que descreve o onipotente, onisciente, onipresente, omni-benevolente, gloriosa do Criador, também nos fala de um real, caído espirito que é chamado de Satanás. Seu nome aparece 14 vezes nos dois primeiros capítulos do livro de Jó (talvez o mais antigo livro da Bíblia). As Escrituras revelam que Deus enfrentou Satanás no Jardim do Éden (Gênesis 3:14-16). Jesus falou com ele no deserto (Mateus 4:1-11). E o arcanjo Miguel disputavam com ele a respeito do corpo de Moisés (Judas 9).
Satanás não é um personagem de conto de fadas a par com o Lobo Mau . Ele não é um personagem de desenho animado vermelho pequeno com chifres e um tridente que alegremente se senta em um trono no inferno . Quanto mais sério os cristãos levarem o "adversário" (Satanás), "o acusador" (diabo), que vai "para lá e para cá na terra ... andando para trás e para a frente" (Jó 01:07), "como um leão que ruge, buscando a quem possa tragar "(1 Pedro 5:8), mais bem preparados estaremos para suportar seus planos (Efésios 6:11) e armadilhas (2 Timóteo 2:26). Não devemos subestimá-lo nem superestimar ele. Ele não é divindade (e, portanto, não todo-poderoso ou onisciente), mas ele também não é uma invenção da nossa imaginação. Ao contrário de Deus, ele quer que todos os homens sejam perdidos ( 1 Timóteo 2:4). Felizmente, "Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que você é capaz, mas com a tentação dará também um meio de escape, que você pode ser capaz de suportar" (1 Coríntios 10:13).
por Eric Lyons, m.min.
Fonte :