
Mas uma das minhas preocupações ao fazer seminários é o que eu chamo de "O Efeito Speaker". Basicamente, quando um grupo se reúne para ouvir um orador, presume-se que o falante sabe o seu material e é muito experiente no assunto. Dado o fato de que falar em público é número um da América fobia, o simples facto de uma pessoa pode chegar lá e falar durante uma hora sobre um assunto (e gosta de fazer isso) tem um efeito psicológico de distanciar o aluno do professor. O alto-falante é muitas vezes elevado ao status de "um professor especial chamado de Deus". Na verdade, no meu caso, o alto-falante é apenas alguém que gosta de falar demais sobre o que ele sabe. Eu não sou diferente de ninguém, e isso é importante. As pessoas precisam perceber que eles são chamados por Deus para estudar e mostrar-se aprovado (2 Tm. 2:15). Além disso, esse "efeito" tende a fazer as pessoas pensarem que eles não podem ser bons defensores, uma vez que não estão lá em cima falando. Isso não é verdade, e eu sempre tento motivar as pessoas a estudar e dominar as áreas que o Senhor chama-os a estudar.
Apologética é a tentativa de fazer uma defesa da fé cristã. Se você fizer isso de qualquer maneira, então você é um apologista. Na verdade, você é ordenado para ser um apologista por Pedro: "Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre pronto para fazer uma defesa a todo aquele que lhe pede para dar conta da esperança que está em vós, mas com mansidão e reverência "(1 Ped. 3:15).
Se Deus ordena que você faça uma defesa, então Ele está comandando você para ser um apologista. Então você é, quer se queira ou não, chamado para ser um apologista. Mas não se preocupe. Deus não tem o hábito de enviar as pessoas para realizar a Sua vontade, sem equipá-los.
Agora, o que eu vou dizer é verdade. Eu experimentei isso muitas vezes. Mas, por favor, entenda que esta é a obra do Espírito Santo, não a mim. Haveria vezes em diferentes situações em que eu estaria discutindo algo com um incrédulo. Ele fazia uma pergunta difícil, que me daria uma pausa. Eu aceno com a cabeça, confie em Deus, e inspire para começar a responder. A resposta viria, quando comecei a falar. Em outras palavras, eu não sabia o que dizer até que eu comecei a dizer isso. Lembro-me das palavras de Jesus em Marcos 13:11: "E quando eles prendê-lo e entregá-lo para cima, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas dizer o que é dado naquela hora, pois não é sois vós que falais, mas o Espírito Santo. "
Eu digo isso porque eu quero que você aprenda a confiar no Senhor. Ele disse que estará sempre conosco até o fim (Mateus 28:20). Eu acredito nisso. Ele está lá quando precisamos dele. Então, você precisa estudar, estar pronto e confiar no Senhor para oferecer o que você precisa quando você precisar dele. Confie em Deus e vá!
por
Matt Slick